Você é lider de sua vida?

08-09-2010 23:34

Você é lider da sua vida?
Entrevista com César Souza

Publicado em 08.09.2010

Muito se fala sobre liderança, alguns acreditam que ser um bom líder é ter muitos seguidores, é ter simpatia, carisma, é conquistar a atenção e carinho dos seguidores para cumprir uma missão. 

Mas liderar de fato é  formar outros líderes em vez de apenas seguidores, é inspirar pessoas pelos valores, em vez de apenas pelo carisma, é ter uma causa e não apenas metas e atividades a cumprir.

E para liderar os outros de forma mais eficaz, é imprescindível tornar-se líder da sua própria vida, conhecendo seus limites e suas capacidades, direcionando seus esforços e sabendo exatamente aonde quer chegar.

É sobre isto que o autor do novo bestseller "Você é o líder da sua vida?", publicado recentemente pela Editora Sextante, também autor de "Você é do tamanho de seus sonhos" e o "Momento da sua virada", nos fala nesta entrevista.

Com sólida experiência como executivo, César Souza foi até 1998 Vice-Presidente da Odebrecht of América, Inc, radicado em Washington nos EUA, onde implementou uma visão de negócio que muito contribuiu para a internacionalização da empresa. Até 2001 foi sócio-diretor do Monitor Group, empresa fundada por Michael Porter.

Cesar é colunista de duas publicações. Na revista Exame PME assina a coluna "Na Prática" e na Gazeta Mercantil é autor da coluna quinzenal "Ponto C - de Competência".

Consultor, Autor e Palestrante, César Souza é presidente da EMPREENDA, empresa de consultoria em Estratégia, MKT, RH.

Esta entrevista foi realizada pelo site ogerente.com.br.
 

 

Como você definiria liderança?


César - Liderança é a arte de influenciar pessoas. Conseguir resultados incomuns de pessoas comuns. Obter integração e sinergia entre pessoas. Motivar pessoas a dar o melhor de si. Surpreender pelos resultados coletivos.
 
Porque você acredita que ainda existe tanta confusão entre chefia e liderança, quando na realidade são duas coisas tão diferentes?

César - A literatura sobre liderança acaba ensinando pessoas a serem gerentes mais eficientes e não a serem líderes mais eficazes. Ensinam que liderança é trabalhar melhor com a equipe e dentro das paredes da empresa. Trata-se de uma visão míope que precisa ser mudada.
 
Qual seria sua principal recomendação para jovens ambiciosos que buscam ser líderes mas ainda não sabem quais passos devem tomar?

César - Antes de pretender liderar os outros, aprenda a liderar a si próprio. Por isso o título do meu livro "Você é o Líder da Sua vida"!
 
Como a correria do dia-a-dia pode impedir os líderes de exercerem uma liderança autêntica?

César - A correria não é inimiga de líderes autênticos. Esses sabem que velocidade é fator de competitividade hoje e que o mundo se divide entre os lentos e os ágeis. O que impede líderes de serem autênticos é uma série de formas de pensar que precisam ser superadas, como: que o líder já nasce pronto; que existe um modelo ideal de líder; que liderança é coisa de alguns poucos privilegiados, visionários; que líder forma seguidores (em vez de formar outros líderes). Isso sim precisa ser mudado.
 
O que pode ser feito para combater esta situação?

César - Reeducar nossos líderes. Infelizmente ainda estamos formando líderes para uma realidade que já não existe mais. Formamos para o passado em vez de formar para o futuro. A Liderança tal qual a conhecemos hoje, está com os dias contados. Precisamos mudar o modelo mental, a forma de pensar sobre liderança, a mesmice repetitiva dos velhos e surrados conceitos sobre liderança.
 
Quais métodos o profissional deve usar para desenvolver sua capacidade de liderança?

César - Não se trata de uma questão técnica, mas de postura. O primeiro passo é o autoconhecimento. O líder deve procurar entender com muito maior profundidade seus pontos fortes, os fracos, as novas competências que precisa adquirir . No livro "Você é o líder da sua vida", procuro mostrar como as 5 forças da liderança, o pentagrama pode ajudar esses profissionais a refletirem melhor e se autodiagnosticarem como líderes.
 
Muitas organizações ainda são dominadas por relações políticas.  Há como "liderar para cima" em uma organização assim?

César - Claro que sim. Muitas empresas complexas e multinacionais bastante politizadas tem exemplos de líderes que lideram para cima. O Jorge Gerdau e o Ivan Zurita da Nestlé são exemplos claros de líderes que mais do que liderar subordinados, lideram acionistas, investidores, lideram comunidades, fornecedores e principalmente sabem liderar clientes!
 
Aonde é mais importante a atuação de um bom líder:  nos momentos de crise ou no crescimento acelerado de uma empresa?

César - Em ambos os momentos. Alguns se sobressaem na hora da verdade, na crise. Outras são melhores na hora do crescimento. Outros na hora que as coisas estão meio paradas e precisam ser consolidadas.
 
Em seu livro você diz que o líder não deve dar ênfase ao carisma.  No entanto, é possível liderar com zero de carisma?

César - Não chego a tanto. Mas conheço vários líderes, e alguns deles cito no livro, que não são muito carismáticos e conseguem ser grandes líderes. Carisma é importante  e facilita a vida do líder. Mas carisma apenas não é mais suficiente. Saco vazio não fica em pé muito tempo. O líder precisa de conteúdo para continuar crescendo como líder. Liderança não é sinônimo de carisma, de simpatia, de extrovertidos, bem humorados e bons comunicadores. Liderança é muito mais que isso!

Esta entrevista foi cedida gentilmente pelo site ogerente.com.br.
Para reprodução enviar solicitação para o e-mail  suporte@ogerente.com.br.